Unidades de Negócio

Apresentação

No coração do pampa gaúcho, Alegrete exibe tipo de solo e luminosidade ideais para produzir o melhor arroz, em áreas livres do arroz vermelho. Ótimos solos e clima, assistência técnica aos produtores, somados à tecnologia de ponta utilizada pela CAAL, produzem os melhores grãos de arroz, garantindo uma matéria-prima mais uniforme. Apesar do arroz ser o principal produto, a CAAL também recebe e comercializa outros grãos como soja, milho, trigo, sorgo e sementes de forrageiras.

A Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda, localizada na melhor região produtora de arroz do Rio Grande do Sul, é uma das maiores beneficiadoras de arroz gaúcha. Recebe anualmente cerca de 3 milhões de sacos de arroz de seus 560 associados e beneficia mais de 3 milhões de fardos/ano, para marcas como Namorado, Butuí, Tio Nobre, Blueville, Albaruska (arroz de pilão), Primor (Bunge), Tio Jorge, Máximo (Urbano), CAAL e Alegre.

Outros diferenciais da CAAL incluem a disponibilidade de matéria-prima com uniformidade o ano inteiro, pois é produzida pelos próprios associados da cooperativa. Por sua vez a segregação do arroz por variedades durante a armazenagem, garante a fabricação de produtos de qualidade superior. Uma programa de qualidade atuante, aliado às Boas Práticas de Fabricação também são a garantia de um produto superior em sabor, sanidade e higiene.

Um ramal rodo-ferroviário na Unidade Industrial garante transporte seguro e econômico, garantindo os prazos de entrega contratados.

Seja qual for a necessidade do cliente, da matéria-prima ao arroz beneficiado e empacotado, a CAAL está pronta para avaliar e disponibilizar soluções nos processos de produção e industrialização do arroz.

CAAL Indústria

A CAAL possui um parque industrial com uma capacidade de armazenagem superior a 3,4 milhões de sacos, contando com processos de produção altamente qualificados, começando pelo recebimento e expedição de produtos em balança eletrônica de precisão e controle de qualidade em laboratório. 

O arroz beneficiado pela CAAL é processado por equipamentos de última geração. A seleção de grãos por sistema eletrônico livra o arroz de impurezas e o empacotamento automático gera agilidade e segurança ao embalar o produto. As boas práticas de fabricação são seguidas a risca em todos os processos de fabricação, garantindo um produto limpo e pronto para o uso.

CAAL Assistência Técnica e Insumos

A CAAL Assistência Técnica e Insumos é a Unidade da CAAL que orienta os cooperados e produtores assistidos desde a escolha da área a ser plantada, elaboração de projetos técnicos junto aos bancos, acompanhamento das fases produtivas, até a colheita, além de oferecer uma ampla gama de produtos e serviços para as operações do agronegócio.

Orientam também os agricultores associados na obtenção dos registros nos órgãos de proteção ambiental e nos procedimentos que visam o uso adequado dos recursos naturais.  

A unidade desenvolve a multiplicação de sementes certificadas C1/C2 e S1/S2, de acordo com as normas e padrões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 A campo faz visitas periódicas aos produtores para o acompanhamento e condução da lavoura, além da orientação de tratos culturais, como aplicação de fertilizantes, defensivos agrícolas e na mecanização como regulagem de semeadeiras, colheitadeiras e pulverizadores.  

Realiza regularmente encontros técnicos, dias de campo e reuniões para apresentação dos resultados dos experimentos realizados em conjunto com entidades de pesquisa e fornecedores de insumos.

Integra uma grande rede de fornecedores e conta com um sistema eficiente de logística que inclui entrega na lavoura e recolhimento das embalagens de defensivos adquiridos em suas lojas, dando a destinação correta para reciclagem, evitando a contaminação dos cursos d'água.

Distribui, para toda a região de Alegrete, fertilizantes, foliares, fungicidas, herbicidas, inoculantes, inseticidas, óleo mineral e sementes. 

Oferece, ainda, equipamentos e orientações para correta compra e utilização dos produtos, a partir de uma equipe de engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas.

 Com o foco no desenvolvimento da lavoura e no aumento da produtividade, a unidade acompanha o agricultor associado em todas as etapas do cultivo. Uma equipe de engenheiros agrônomos atende os associados, que cultivam cerca de 50% do arroz produzido em Alegrete, assistindo, também, lavouras de soja, trigo, milho, sorgo e espécies forrageiras.

CAAL Energias Renováveis

Desde a sua fundação e baseada em sua vocação para o agronegócio, a CAAL tem pautado o seu crescimento em ações sustentáveis. A partir desta premissa, e guiada por um projeto muito bem elaborado, a CAAL construiu a sua Usina Termoelétrica, com capacidade nominal instalada de 3,8 Megawatts. A energia gerada pela Usina pode ser comparada ao suprimento de uma cidade de 40 mil habitantes, e retiradas do meio ambiente 45 mil toneladas de carbono anualmente, equiparando à redução de gases do efeito estufa emitidos por cerca de 38 mil carros por ano.

A Usina Termoelétrica da CAAL conta com um eficiente sistema de filtragem formado por um conjunto de 490 mangas filtrantes que controla e retém a emissão de gases e particulados resultantes da queima de casca de arroz.  

A operação da Usina é toda automatizada, proporcionando total segurança aos operadores e garantindo um fornecimento de energia de qualidade para a planta industrial da CAAL, que se tornou autossuficiente na produção de eletricidade, oportunizando considerável economia mensal.

 A energia excedente gerada pela Usina Termoelétrica CAAL é disponibilizada no Sistema Nacional para comercialização. 

Os resíduos resultantes da queima da casca, ou sejam, as cinzas, estão sendo utilizadas para recuperação de solo degradado, gerando assim mais um benefício ao meio ambiente.

USINA FOTOVOLTAICA

Produzir e consumir energia limpa e renovável é fato consolidado para a CAAL. Dando continuidade a esta busca constante por alternativas sustentáveis a CAAL conta também com uma usina que aproveita a luz solar para gerar energia elétrica para as Unidades Centro Comercial, Rincão do São Miguel e Assistência Técnica e Insumos. Além de reduzir os custos internos,  o planeta agradece, pois é menos carbono lançado na natureza.

CAAL Centro Comercial

Para atender e satisfazer as necessidades dos seus associados e comunidade regional a CAAL estruturou um completo Centro Comercial, com amplas instalações e um diversificado mix de produtos dirigidos ao agronegócio.

Na CAAL Centro Comercial o produtor rural encontra peças das principais marcas de colheitadeiras e tratores, além de guinchos, roçadeiras, plainas agrícolas, grades, carretas graneleiras, niveladores de solo, taipadeiras e outros implementos fundamentais nas mais variadas etapas da lavoura. Também comercializa materiais elétricos leves e pesados como transformadores, quadros de comando, postes e cabos em todas as bitolas para instalações rurais e urbanas.

Na seção de veterinária, o agropecuarista encontra completa linha de produtos para pequenos e grandes animais, além de utensílios, equipamentos e indumentárias para a atividade rural.

É na seção veterinária que o produtor rural encontra as Rações CAAL, contando com acompanhamento de médicos veterinários e técnicos preparados para orientar o criador. A unidade realiza trabalhos técnicos e experimentos a campo desenvolvidos na área de nutrição animal e prevenção de doenças.

Fazendo jus ao seu slogan: “Tudo o que você precisa num único lugar” a CAAL Centro Comercial oferece ainda pneus para veículos de uso urbano e rural, para pequenos e grandes veículos, serviços de geometria e balanceamento. Também conta com uma seção de Tintas e Ferragens, comercializando as melhores marcas em tinta, ferragem, material hidráulico, elétrico e acabamento para construção.

CAAL Rações

Composta por uma equipe técnica altamente preparada, a CAAL Rações atua para orientar o produtor a melhorar o desempenho e a lucratividade dos rebanhos comerciais ou aumentar a performance dos animais de competição.

Composta por uma linha completa de produtos peletizados e farelados, a CAAL Rações oferece a solução ideal para a nutrição de bovinos de corte, vacas de leite, equinos e ovinos.

Nossos produtos atendem aos mais exigentes padrões de qualidade do mercado com preços justos para que o produtor obtenha a melhor relação custo/benefício na sua propriedade.

A CAAL Rações trabalha para que seus produtos cheguem ao seu destino dentro dos prazos combinados e em perfeitas condições.

A fábrica de Rações CAAL está situada no parque industrial da Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda. Possui uma área total de 17.017,18m², com uma capacidade mensal de 1.200.000 Kg de ração. Além do quadro operacional, um responsável técnico, um líder de produção, um supervisor de processos industriais, um gerente industrial e uma assistente de qualidade trabalham para oferecer o melhor produto ao mercado consumidor.

Nosso controle de qualidade nos permite que cada matéria-prima, antes de entrar para a formulação das Rações Caal, passe por uma rigorosa e criteriosa análise.

Agora você já sabe por que somos sua melhor escolha para garantir a melhor nutrição animal ao seu rebanho.

LINHA DE PRODUTOS:

Bovinos de Corte: 

BOVINA 10% MANUTENÇÃO (Farelada);

BOVINA 10% PREMIUM (Peletizada);

BOVINA NA CORTE 15%; 18%; 20% (Farelada ou Peletizada);

BOVINA NA CORTE DIETA TOTAL (Peletizada);

BOVINA TOURO 16% (Peletizada).